Translate

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

FRANÇA: Denominações, entendendo elas!




   Na França, os nomes dos vinhos tem vários aspectos e uma etiqueta de vinho contem muitas informações, sendo em primeiro lugar a denominação. Ela se refere a um território geográfico, com uvas, tipo de solo e terroir. Também, refere ao know-how do produtor. É isso faz a diferença porque valoriza o trabalho dos homens e das mulheres que trabalham a vinha cada dia nas condições que a Natureza impõe.

As principais denominações dos vinhos franceses, ou `` appellations``.

Vin de table (vinho de mesa) ou desde 2009, Vin de France:  Caracteriza um vinho mais básico, significa que o vinho não tem origem regional definida. Pode vir de qualquer vinhedo ou região. Pode mencionar a uva ou a safra mas não obrigatoriamente. Nesse caso não é uma denominação.

Vin de pays (vinho de país) :  Para vinhos que não tinham uma AOC foi criada essa denominação  desde 1973 para aproximadamente 150 vinhos. As regras dos vins de pays são feitas com os mesmos critérios que as AOC: tipo de uva, localização, rendimento, grão de álcool, grão de acidez, qualidade de degustação. Desde 2009, o vin de pays é sinônimo da denominação  IGP, Indication Géographique Protégée (Indicação geográfica protegida). 
Por exemplo na região de Bordeaux, tem duas IGP : IGP Atlantique e IGP Perigord. 

Vin AOC, Appellation d’Origine Contrôlée (Denominação de origem controlada). Com aproximadamente 400 vinhos de AOC, isso é a melhor categoria.
 O órgão INAO, Institut National des Appellations d’Origine controla os vinhos AOC. 

A denominação AOC garante uma qualidade pela seleção do terroir, das uvas, dos métodos de viticultura, dos processos de fabricações e de conservação. Só em Bordeaux, tem 60 AOC. Por exemplo : AOC Bordeaux, AOC Bordeaux Supérieur, AOC Saint-Emilion, AOC Pauillac etc.

 Pétrus é da AOC Pomerol e o único vinho de Bordeaux que não põe a palavra Château, pois não existe verdadeira construção no vinhedo, apenas a adega aonde é produzido o vinho. 
 Na Bourgogne  são 100 denominações!
 Por exemplo : AOC Romanée-Conti.


Touché!