Translate

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Castas de uvas mais populares de vinho branco

Chardonnay

Uma das castas mais famosas de vinho branco, oriundo de França das regiões de Champagne e Borgonha, está hoje espalhada pelo mundo todo. Para além de ser um importante ingrediente do champanhe, é usada na produção de clássicos da Borgonha como Chablis, Montrachet e Poully-Fussé.

Países: França (Borgonha), Estados Unidos (Califórnia), Austrália, Nova Zelândia, Chile, África do Sul, Argentina, Brasil

Tipos de comidas com que combina: peixes leves, carne branca, pratos simples e saladas; óptimo para acompanhar frutas e queijos leves.

Chenin Blanc

Original do norte da França especificamente do vale do Loire, originando vinhos secos ou doces, é também responsável pelo famoso Vouvray.

Países: França (Loire), EUA, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Tipos de comidas com que combina: peixes leves, carne branca, pratos simples e saladas.

Gewürztraminer

Famosa uva branca do nordeste de França, mais especificamente na Alsácia, fazendo fronteira com a Alemanha. A palavra alemã "gewürz" significa aromático, temperado e "würz" quer dizer tempero, especiarias, dando origem a um vinho frutado, muito aromático, de sabor complexo.

Países: França (Alsácia), Alemanha, Itália, Chile, África do Sul, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia

Tipos de comidas com que combina: comida regional alemã, como um carré de porco com repolho roxo maturado, batatas cozidas amanteigadas e puré de maçãs. Queijos brie e camembert, com geleias de pimenta e tostas são outras boas combinações.

Muscat (Moscato e Moscatel)

Usada para os vinhos secos na Alsásia e para espumantes italianos do tipo Asti Espumante e Moscato Bianco, esta uva é plantada por todo o mundo, uma componente típica de vinhos doces perfumados.

Países: França (Alsácia), Portugal, Espanha e Itália

Tipos de comidas com que combina: bolos e doces.

Pinot Gris

Uva da família Pinot Noir do nordeste e leste da França. No norte da Itália é a Pinot Grigio. Produz vinhos brancos leves, jovens e secos na Itália e mais ricos e perfumados, na região francesa da Alsácia.

Países: França (Alsácia), Itália, Alemanha, Hungria e Nova Zelândia

Tipos de comidas com que combina: acompanha bem saladas e pratos leves, queijo de cabra e pão de alho.

Prosecco

Produzida na região de Vêneto, na Itália, resulta em espumantes frescos, frutados, de pouca acidez.

Países: Itália, Brasil

Tipos de comidas com que combina: com canapés, saladas, mousses salgadas, salmão fresco ou defumado e com comida japonesa como o sushi.

Riesling

Considerada a melhor uva branca do mundo ao lado da Chardonnay. Original do Vale do Reno, na Alemanha (Baden) e na França (Alsácia), produz vinhos com acidez elevada e teor alcoólico baixo, aromas delicados e florais. Os melhores Riesling são encontrados na Alemanha.

Países: Alemanha, Áustria, Austrália, Nova Zelândia, França (Alsácia) e EUA

Tipos de comidas com que combina: comida alemã, como salsichas, batatas, carré de porco, maionese de batatas e arenque. Saladas, queijos amarelos, frios, cogumelos, salmão fresco ou defumado e espargos.

Sauvignon Blanc

Com acidez aguda e aromas frutados, é uma uva de ótima qualidade, também é comparada a Chardonnay.

Países: França (Loire, Bordeaux), Nova Zelândia, Chile, Áustria e África do Sul

Tipos de comidas com que combina: peixes, ostras, carne branca, pratos simples e saladas.