Translate

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Castas de uvas mais populares e as suas combinações com tipos de comida







Alicante

Também apelidado de Monastrell, Mataro, Mourvèdre, é uma casta de uva espanhola. Dá origem a bons vinhos, secos e equilibrados, com sabor de frutas vermelhas, como cereja, amora e framboesa. No sul de França, esta uva é conhecida como Mourvèdre. Usualmente é misturada com outras uvas, como Shyrah, Grenache e Cinsault.

Países: França, Espanha e Austrália

Tipos de comidas com que combina:
carnes, sopas, chouriço e salame; queijos amarelos e pães salgados.

Barbera

Casta típica de Piemonte, situado no noroeste da Itália, é uma das variedades mais cultivadas do país. Dá origem a vinhos leves, ideais para o dia-a-dia ou para um piquenique casual.

Países: Itália (Piemonte), Estados Unidos (Califórnia) e Argentina

Tipos de comidas com que combina: massas com molho de tomates frescos, queijos amarelos como o gruyére, carnes leves e aves.



Cabernet Franc

Uva originária de França, especificamente da região de Bordeaux, é considerada mais leve e com menos taninos que a Cabernet Sauvignon, pois amadurece mais cedo. É muito usada com outras uvas, como a Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot.

Países: França (Bordeuax, Loire), Argentina, Austrália, Estados Unidos (Califórnia) e Nova Zelândia

Tipos de comidas com que combina: ideal para acompanhar sanduíches e refeições rápidas; também combina com carnes leves, aves fumadas e sopas.