Translate

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Castas de uvas mais populares e as suas combinações ...


Touriga Nacional

É a casta de uvas mais famosa em Portugal, e é plantada por todo o país. É famosa por ser componente do famoso Vinho do Porto, bem como de alguns dos mais famosos vinhos tintos do Douro. De aromas intensos e de elevada complexidade, encorpados, com taninos nobres e suscetíveis de longo envelhecimento. Casa particularmente bem com pequenas quantidades de Alfrocheiro para obter um bouquet ainda mais fino e uma longevidade superior. Dá origem a vinhos com grande concentração de cor, complexos, elegantes e fáceis de beber, como os tintos da Casa Santos Lima, Quinta De La Rosa e Quinta Seara D'Ordens.

País: Portugal, Espanha, EUA, África do Sul e Austrália

Tipos de comidas com que combina: foi gras, magret de pato, bacalhau com natas.

Pinot Noir

Vem da Borgonha e dá origem aos vinhos mais apreciados do mundo. Os exemplos mais clássicos são os conhecidos vinhos de Romanée-Conti, Volnay, Clos de Vougeat entre outros famosos. O Pinot Noir também faz parte da receita que compõe os vinhos Champagne.

Países: França, Califórnia, Chile, Itália, África do Sul

Tipos de comidas com que combina: aves, caça, vitela, javali e porco; carnes vermelhas mais pesadas e queijos.

Sangiovese

É a base dos grandes vinhos da italiana e tradicional Toscana, sendo uma boa base do Chianti, Brunello di Montalcino e Vino Nobilo de Montpulciano.

Países: Itália, Estados Unidos e Argentina

Tipos de comidas com que combina: salada de rabanetes, salada de tomates temperados com vinagrete de ervas, ossobuco, risoto, pato, pasta com almôndegas e molho de tomate ou mesmo uma simples pizza com molho de tomate.

Syrah/Shiraz

Trazida para o Ocidente, implantou-se no sul da Borgonha e na Provença (França), onde é conhecida como uva do Rhone, dado origem a vinhos de coloração intensa, bem encorpados e com aromas de frutas vermelhas. Hoje é casta principal dos Côtes-du-Rhône, do famoso Chateauneuf-du-Pape e dos Côtes-de-Provence. É também responsável pelos grandes rótulos da Austrália.

Países: França (Rhône), Austrália, África do Sul e Argentina

Tipos de comidas com que combina: carnes, aves e queijos amarelos, fondues, crepes e soufflés.

Tannat

Original de França, da região de Bordeaux, é hoje a variedade mais reina no Uruguai, altamente tânico e com perfume de amora e framboesa.

Países: Uruguai e França

Tipos de comidas com que combina: pato assado, presunto cru ou cozido, pizza margarita ou calabresa, um prato de frango assado, com couscous e agrião.

Tempranillo

Considerada a melhor uva tinta espanhola, cultivada nas regiões de Rioja e Ribeira del Duero, dá origem a um vinho colorido, com baixa acidez, pouco tânico e que envelhece bem no carvalho, conferindo-lhe aromas de tabaco.

Países: Espanha, Portugal e Argentina

Tipos de comidas com que combina: carnes grelhadas.