Translate

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Historia do PORTO DO VINHO!

HISTÓRIA de CALEM na VIDA DO VINHO DO PORTO:





(Foto Roslem Mathius)



Entre a cerca de 40 marcas históricas de Vinho do Porto, a Porto Cálem sobressai como uma das mais famosas entre elas. Sendo um dos líderes de mercado em Portugal com a sua famosa gama de Vinho do Porto Velhotes Tawny, Ruby e White, praticamente todas as famílias portuguesas conhecem o nome Porto Cálem.

Fundada em 1859, por António Alves Cálem, a Porto Cálem manteve-se na mesma família durante quatro gerações e sempre prestou grande atenção à produção de Vinhos do Porto de qualidade, resultando num reconhecimento por parte de todo o Mundo do Vinho.


No seu início, dedicava-se à exportação de vinhos para o Brasil em troca de madeira exótica, com frota própria, símbolo ainda hoje presente no logotipo da empresa: a Caravela.Em 1998, a Porto Cálem passou a fazer parte da Sogevinus SGPS, S.A.. O grupo Sogevinus tem a seu cargo um universo de empresas direccionadas para a produção e comercialização de vinhos do Porto e D.O.C Douro, investimentos em quintas para assegurar a produção de vinhos de gama alta, distribuição de bebidas, bem como variadíssimos projetos na área do Turismo.


A Porto Cálem tem uma invejável lista de prêmios e louvores para a gama completa de produtos, especialmente para os Premium Vintages, Late Bottled Vintages e Tawnies de Idade. O primeiro Vintage produzido pela Porto Cálem foi o Vintage 1870, e os primeiros prêmios incluem medalhas obtidas em Bordéus, Marselha e Bruxelas em 1897.Qualidade desde 1859 .Entre as cerca de 40 marcas históricas de Vinho do Porto, a Porto Cálem sobressai como uma das mais famosas entre elas. Sendo um dos líderes de mercado em Portugal com a sua famosa gama de Vinho do Porto Velhotes Tawny, Ruby e White, praticamente todas as famílias portuguesas conhecem o nome Porto Cálem.Fundada em 1859, por António Alves Cálem, a Porto Cálem manteve-se na mesma família durante quatro gerações e sempre prestou grande atenção à produção de Vinhos do Porto de qualidade, resultando num reconhecimento por parte de todo o Mundo do Vinho.


Os Vinhos do Porto da Cálem ganharam medalhas de topo em importantes concursos internacionais de vinhos realizados em diversos países: Portugal, Reino Unido, França, Bélgica, Suíça, Itália, Eslovénia, EUA e Japão. Como exemplo, podemos indicar a medalha de Ouro no Vinalies Internationales para o Porto Cálem Vintage 2002; o Troféu Melhor Vinho do Porto para o Porto Cálem Vintage 2000 no International Wine & Spirit Competition; o Melhor Vinho Generoso para o Porto Cálem 20 Years Old no Japan International Wine Challenge; Best in Class para o Porto Cálem Colheita 1989 no International Wine & Spirit Competition; Porto Cálem Empresa do Ano no Vinitaly 2005. O Porto Cálem Vintage 2003 por sua vez ganhou várias medalhas de Ouro em 2006, nomeadamente no Concours Mondial de Bruxelles, Vino Ljubljana, Bacchus, Wine Masters Challenge. Mais recentemente, a reabilitação das Caves Cálem recebeu o Prémio “Best of Wine Tourism 2006”, na categoria de arquitectura atribuída em S. Francisco, nos EUA. Trata-se de um concurso internacional promovido pela rede de capitais de grandes vinhedos (Porto, Bordéus, Melbourne, S. Francisco, Bilbao, Florença, Mendoza e Cidade do Cabo), destinado a premiar a oferta de excelência na área do enoturismo.A Porto Cálem ciente da importância da existência formal de um Sistema de Gestão da Qualidade, como componente da sua estratégia para manter o crescimento e o sucesso da empresa, apostou na implementação e certificação segundo a Norma NP EN ISO 9001:2000 (Empresa certificada desde Novembro de 2001).A aposta na Qualidade dos produtos que fornece, a Porto Cálem persegue objetivos que proporcionem cada vez maior satisfação aos seus clientes, colaboradores e acionistas vislumbrando sempre a sua política de melhoria contínua.