Translate

sábado, 20 de novembro de 2010

Espanha: ` La Rioja, Alta , Alavessa & Baja `







    Da ponte sobre o rio Oja que dá nome à comunidade... 



La Rioja

A região do melhor vinho na Espanha, onde a Reserva vermelha bonita e Gran Reserva leva tempo (anos) de "amadurecimento" em barris para conseguir a melhor , revelando qualidades inesperadas.

      O rio Oja deu seu nome a esta região, em terreno pedregoso, sempre foi conhecida pelas suas vinhas e vinhos. Diz a lenda que no ano 500, um milagre aconteceu: um de São Milão Cogolla que aumentou o vinho para dar de beber aos peregrinos que viajaram a São Jacques de Compostela ... Em 1848, já, vinhos da região levam o nome de vinhos de Rioja, cuja produção foi seguido em 1888, a estação de vinho de Haro, graças às atenções da Rainha D. Maria Christina. O que faz a legenda no ano 500, o pequeno "milagro" produzido 

O clima é áspero, montanhoso, continental no Alava Rioja, La Rioja Alta, e quente na Rioja Baja. O vinhedo está localizado ao longo do vale do Ebro, entre Haro e Alfaro, e no interior. 

Rioja Alta  

       As vinhas estão plantadas na Rioja Alta , incluindo a Tempranillo, Garnacha, Mazuelo, Graciano de tinto e rosé Viura e Malvasia para brancos. 

Rioja Alavesa   

     As vinhas (Tempranillo maioria , Garnacha e Viura) cobrem este território na província de Álava, cerca de 18 municípios, incluindo os de Laguardia Lanciego, Labastida, Oyon, Alava de Villabuena ou de Banos Ebro. O terreno é de argila e calcário. Os vinhos tintos são entre o mais rico e encorpado toda a Espanha.

Rioja Baja  

    As vinhas (Garnacha maioria) mais áridas, influenciado pelo Mediterrâneo, muito sol e onde a precipitação anual não excede 250 milímetros Alforo no sul. Os tintos são muito alcoólico (às vezes até 18 °!). Muito robusto, e geralmente são uma boa base para a montagem com os vinhos dos outros dois setores. Os melhores são ricos e saborosos. 




Touché!