Translate

domingo, 12 de dezembro de 2010

Montepulciano d'Abruzzo

Os vinhos "Nobile di Montepulciano", que são vinhos de corte (Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Canaiolo) é de Montepulciano na Toscana, o do nosso tema é um vinho da região de Abruzzo, feito de uva Montepulciano.




Pela importadora Cellar mais um vinho degustado no evento do dia 10 na AFA em que falei no post anterior , foi o Masciarelli DOC 2006, cor rubi, no nariz mais complexo, na boca toques de azeitona verde. Tem 13% de GA, seu preço é R$ 64,00.

Mais sobre uvas Montepulciano da região de Abruzzo:


Não confunda Montepulciano D’Abruzzo com Vino Nobile de Montepulciano. O primeiro é produzido com uvas Montepulciano na região de Abruzzo, e o segundo é feito com uvas Prugnolo Gentile e Canaiolo Nero numa pequena região da Toscana chamada Montepulciano.

Sobre a uva Montepulciano
A primeira notícia sobre a presença de Montepulciano em Abruzzo é numa Ópera de Michele Torcia, em 1793. Desta forma, a presença deste Vinhedo em Abruzzo tem mais de dois séculos.
Graças ao micro-clima particular da região, ele encontrou as melhores condições para produzir vinhos de grande valor. Ocupa cerca de 50% da superfície plantada com uvas na região.
Produz vinhos que podem ser consumidos ainda jovens, mas conseguem boa estrutura se envelhecidos.

As safras de 2004,2005 e 2007 são ótimas, e a importadora Cellar traz este vinho para o Brasil, também.
O Montepulciano D’Abruzzo possui DOC. A sub-região Colline Teramane conseguiu DOCG em 2003. Algumas diferenças entre eles são:
- uvas utilizadas: no DOCG temos Montepulciano (90%-100%) e Sangiovese (0-10%)
- envelhecimento: o DOCG precisa de, no mínimo, 2 anos, dos quais são obrigatórios 12 meses em madeira e 6 meses em garrafa, enquanto o DOC precisa envelhecer, no mínimo, até o dia 1o. de março do ano seguinte à safra.


Importadora Cellar: http://www.cellar-af.com.br/

Produtor Masciarelli: http://www.masciarelli.it/







Viva o Vinho!