Translate

sábado, 11 de dezembro de 2010

Típico da Sicilia: Nero d'Avola


Esse registro fiz ontem no evento da formatura dos colegas fabianos da AFA onde realizou-se mais uma formação acadêmica do efetivo de aviadores e infantes da Força Aeronáutica Brasileira.

Após a solenidade com as autoridades, fomos nós os convidados para confraternização em um coquetel onde foi oferecido todo tipo de bebida entre elas o vinho em questão: Nero D'avola. Este na foto é José, que também é sommelier .

Esta safra é 2006, sobre sua uva , que também é conhecido por ''calabrese'' ( '' cala '' significa uva, ''aulisi'', indica a região de Avola que fica na província de Siracusa*) , Nero é conhecido como o ''principe da viticultura Siliciliana'', atualmente muito difusa e também muito exportada para França . Possui elevada quantidade de açucar e acidez na medida certa produzindo vinhos frutados , perfumados e robustos .

Estes vinhos Nero D'avola são geralmente vendidos como Sicilia IGT. A uva faz parte de alguns vinhos DOC sicilianos pouco conhecidos no Brasil, como sciacca Nero D'avola(minimo de 85%Nero), Santa Margherite di Belice Rosso (20 a 50%Nero) ,Sambuca di Sicilia Rosso(50 a 75%Nero) .

Produtor Tasca D'almerita : http://www.tascadalmerita.it/





Viva o Vinho!