Translate

sábado, 2 de abril de 2011

A História Do Vinho em Mostra Na Florença

''Vinum Nostrum''





Arte, ciência e os mitos do vinho nas civilizações do mediterrâneo antigo. É isso o que promete a mostra Vinum Nostrum, no Palazzo Pitti em Florença até 30 de abril próximo. Da Mesopotâmia às nossas mesas, dos ritos de comunhão à embriaguez, dos cultos às portas de acesso à espiritualidade: o vinho e a uva são os verdadeiros protagonistas.



Podem ser apreciadas esculturas, afrescos, mosaicos e objetos arqueológicos, acompanhados pelos devidos aparatos multimídia, com vídeos que contarão a mais que milenar história do vinho e sua relevante influência nas culturas antigas. Através de um percurso cronológico, a mostra ilustra a origem da viticultura, a sua afirmação com relativos significados simbólicos, religiosos e culturais no mundo helênico, até a produção e difusão do vinho em grande escala pelos romanos.


Graças à boa preservação das cidades em torno do vulcão Vesúvio, Pompéia tem uma seção especial, enquanto outros espaços ilustram a influência dos Fenícios e dos Etruscos, importantíssimos na difusão do cultivo em todo o Mediterrâneo. Uma mostra útil não só para a documentação científica de todo o ciclo de produção, mas também para estimular o gosto, o olfato e a visão, sentidos essenciais e que com o vinho mantém uma ligação muito íntima, desde o início do mundo como o conhecemos.