Translate

terça-feira, 3 de maio de 2011

Fenavinho com o tema sustentabilidade

Começa hoje (3) o 3º Quality Wine na Fenavinho com o tema sustentabilidade

Evento será realizado nesta terça e quarta (dias 3 e 4) em Bento Gonçalves, numa promoção do Ibravin e da Fiergs, com patrocínio do Sebrae e apoio da Apex-Brasil.

A sustentabilidade e seus impactos no setor vitivinícola brasileiro. Este é o tema do 3º Quality Wine, que começa nesta terça-feira (3) e segue amanhã (4), das 13h30 às 19h, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), dentro da programação da Fenavinho Brasil 2011. “Hoje, a sustentabilidade de todos os produtos passa a ser requisito básico para enfrentar um mercado cada vez mais competitivo”, afirma o diretor-executivo do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Carlos Raimundo Paviani. “Nosso objetivo é apontar tendências e novas ferramentas de diferenciação e competitividade para o setor ”, destaca.

Conectado com as discussões mundiais sobre sustentabilidade, a realização da terceira edição do Quality Wine é do Ibravin, em parceria com a Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul). O patrocínio é do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Exportação e Investimento). As vagas são limitadas e a inscrição tem o valor de R$ 120, sendo que as empresas participantes dos projetos do Ibravin têm direito a uma inscrição gratuita e as demais com desconto de 50%.

Programação
O primeiro dia do 3º Quality Wine será dedicado a uma visão geral de sustentabilidade no mundo vitivinícola atual. A abertura será feita pela analista da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, Maísa Feitosa. A gerente comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, falará sobre as tendências e práticas mundiais de sustentabilidade.

Depois, Luciano Gebler, engenheiro agrônomo da Universidade do Estado de Santa Catarina, abordará o tema agricultura e meio ambiente. O agrônomo Rogério Pereira Dias, coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), falará sobre a legislação e normativas de produtos sustentáveis e orgânicos. Para finalizar a primeira tarde do evento, Daniël Schietekat, enólogo da África do Sul, falará sobre como a África do Sul implementou e controla a sustentabilidade no setor vitivinícola do país através do IPW (sistema de produção integrada de vinhos).

Produção e mercado
Na quarta-feira (4), a partir das 13h30, o 3º Quality Wine tratará da produção e mercado dos produtos sustentáveis. A primeira palestra será sobre o tema “A produção e certificação dos produtos Biodinâmicos. Qual a diferença entre um produto Orgânico e Biodinâmico?”, a cargo do engenheiro agrônomo Alexandre Harkaly, presidente da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica.

A produção nacional de vinhos orgânicos será abordada por dois palestrantes: Evandro Bosa, técnico agrícola com especialização em vitivinicultura pela Univille, responsável pelo desenvolvimento do projeto de orgânicos da Cooperativa Vinícola Garibaldi, e Ricardo Edson Fritsch, diretor do Departamento de Agroindústria Familiar, Comércio e Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Governo do Estado do RS e produtor dos vinhos orgânicos Hex Von Wein.

O enólogo Carlos Abarzua, da Vinícola Geisse, vai contar o funcionamento e os resultados da nova tecnologia sustentável TPC (Thermal Pest Control). A sustentabilidade no Walmart Brasil e a preocupação com o futuro integrada aos negócios da empresa será o assunto do psicopedagogo Vinicios Meneguzzi Malfatti, coordenador do Instituto Walmart no estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

As tendências e práticas mundiais de sustentabilidade e percepção dos consumidores será tratada pelo diretor de marketing e novos produtos da Verallia (Saint-Gobain), Orlando Luiz Cardoso. Para encerrar, uma mesa redonda tratará das conclusões e perspectivas para o vinho brasileiro, seguida de uma degustação de produtos orgânicos.

Inscrições pelo 54 34551800 ou pelo e-mail edgar@winesofbrasil.com.