Translate

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

C de BY -


A SIMPATIA EXTRAORDINARIA DE DOROTHEE.


Aproveitando a saborozissíma degustacao inédita da Cave JADO, aproveito para falar nao apenas de um dos vinhos degustados, mas postar as fotos do astral que a Cave antecipa com toda a simpatia francesa de Dorothee* e as presencas blogueiras em cena .






E, aproveitando para falar de umas das sacadas e escolhas `` a dedo `` da importadora Cave :

`` C de by``, 100% GAMAY, pensando justamente no clima tropical como o nosso é uma ótima dica, dadas as características climáticas, e também gastronomicas de nossa atual geração de grandes Chefs uma uva bem pensada a escolha por Dorothé produz um vinho a partir desta uva, bem agradável, leve, frutado , equilibrado e fresco, muito similar aos Villages, e como tal ideal para se beber a 13-15ºC na maior parte das vezes, e de um produtor bem escolhido - Domaine Pierre André Dumas -




GAMAY -

É uma uva de origem francesa, especificamente Beaujolais, se tornou notória a partir de um produtor inovador chamado George Dubouef. Até então produzia-se um vinho pobre desequilibrado e muito acido. Através de metologia moderna de vinificação, maceração carbônica, tornou-se um hit francês e posteriormente internacional. Na França é produzida apenas no distrito ou denominação acima citada, e está dividida se não me engano em 6 sub. Desta também é feita o vinho Beaujolais Noveau lançando anualmente na terceira quinta-feira do mês de novembro. Os demais são o Beaujolais A.O.C, o Village. Há também as apellacion de Chénas, Brouilly, Juliénas, Chiroubles, Moulin à Vent, Fleurie, Saint-Amour, Morgon, Régnié, Côte de Brouilly, que são conhecidos com Cru de Beaujolais. No mercado brasileiro perdeu sua força de venda por volta de 1999/2000 devido a malediscência de um empresario tentando dar a volta noutro.
Como disse antes de Georges Debouef, os vinhos partir da gamay eram toscos, mas isto mudou muito, o que ficou foi a má fama, mas há vário gamay bons, e outros excelentes.



A COLECAO DE TIRE-BOUCHONS TRAZIDOS DA FRANCA E TODA PARTE AGREGANDO AINDA MAIS A CAVE O ``LADO JADO `` DE SER!

ACESSE:

http://vinho-frances-sao-paulo.com.br/vinhos/Vinho/C+de+BY+2008