Translate

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Agua Gourmet



Para grande parte da população , agua é o líquido insípido ,inodoro e incolor que mata a sede . Para os preocupados com a gourmandise e restaurantes , as diferentes apresentações das águas engarrafadas já constituem foco de atração a parte. A história da água gourmet tem marco importante desde de 218 a.C , quando segundo o produtor , teria sido descoberta uma das mais famosas delas, a Perrier, produzida na França . No Brasil, apesar de haver algumas das marcas mais famosas do mundo e outras tantas nacionais, o consumo de aguas gourmet é embrionária , e somente aos poucos que hoje os brasileiros de modo geral vem descobrindo essas aguas especiais. Além dos aromas as aguas também tme propriedades especiais que fazem muito bem a saúde, que auxiliam na digestão, na diminuição da acidez do estomago,que atua como estimulante diurético com suas propriedades alcalino-bicarnatadas, carbogasosas entre outras. Propriedades Oque determina este fator PROPRIEDADE é seu terroir. Depende em que solo repousas, se em solos graníticos, vulcânicos, onde ela absorvera quando nao pouco esta porpensa a influencias radioativas de temperatura da fonte. Alem do subsolo, as aguas gourmet PREMIUM podem vir resultantes do degelo de montanhas e rochas que possuem essas propriedades. Aspectos de um agua gourmet premium 1 Provem de aquífero de origem demarcada 2 Mineralidade de bicarbinatos mínima de 120 mg/l 3 Estrutura digestiva e hidratante 4 Embalagem de vidro compatível com sua qualidade 5 Indice de vulnerabilidade do aquífero mínimo possível 6 Preservacao ambiental 7 Respeito ao consumidor: transparência nos rótulos, com informações das composições físico-quimicas e geológicas. A glamourização da agua gourmet segue pela mesma trilha do vinho. Uma coisa puxa a outra uma vez que os amantes da boa gastronomia sabem que os dois temas casam . A diferença em termos gustativos e que o paladar da agua é extremamente menos intenso que o do vinho. Ao degustar a água podemos perceber seus aromas da natureza, mineralidade e acidez equilibrada, leveza e refrescância . A água com gás natural possui estrutura mineral diferente, efervescência,corpo e cremosidade que potencializam os vinhos e pratos.

 
Modelo adecuado para degustação de agua gourmet Os modelos com bordas fechadas sao apropriados para agua com gas, pois reduzem a saída das borbulhas. Os com borda aberta sao ideais par aguas sem gas. A temperatura da agua também e´ fundamental. As aguas gourmet com gas devem ser servidas geladas, a uma temperatura de 8 a 10 graus ; e as sem gas de 10 a 12.

DEVE-SE evitar adicionar pedras de gelo deorigem desconhecida e sumo de limao.. Não existe regras para degustacao de agua ,mas sim algumas dicas que podem se seguidas : 
A visão
Verifique a transparência , o tamanho das bolinhas e sua duração no copo. 
O olfato
Procure os aromas sutis e minerais, da natureza. 
O paladar
Sinta na boca a acidez dos minerais , alguma eventual salinidade, a cremosidade e o peso. Harmonizacao 
Na hora de harmonizar agua ,vinho e alimentos, as aguas sem gas alcalinas sao idias para acompanhar vinhos brancos, sem madeira e com boa acidez; Peixes molhos claros e leves e pratos condimentados.
As aguas minerais com gas e maior corpo combinam com vinhos encorpados e pratos com gordura e molhos condimentados – também com sobremesas a base de chocolate , por serem mais digestivas e alto poder hidratante. 
 As semelhanças entre agua e vinho nao vao muito longe. Enquanto o vinho pode envelhecer a agua tem prazo de validade. O máximo que podem ficar engarrafadas é de 180 a 360 dias . As engarrafas sem gas apresentam um prazo maior.

 

Touché!