Translate

domingo, 20 de maio de 2012

Um mapa astral enológico?

Vinho é harmonização geral, com assuntos, ocasiões, al´m do trivial comida é claro !
Mas agora pode harmonizar com astros para uma brincadeira incomum ...

Seguindo a ideia desse inusitado horóscopo foi logo aceita por Cecília Aldaz, a argentina que é sommelière do restaurante Oro que diz:

``É uma maneira de traduzir um pouco o mundo dos vinhos para uma linguagem absolutamente cotidiana. Não há quem não saiba características de seu signo ``– ela que acredita que tal tradução é didática porque signos e uvas têm personalidades bem marcadas.

Ps: Como sou de peixes, começo por ele!

Perfil de Peixes – GODELLO

Sensíveis até o último fio de cabelo, os piscianos entendem facilmente os sentimentos do outro, além de serem donos de fértil imaginação. Sua conexão com outras realidades, faz parecer que não estão nem aí para o mundo ao seu redor. Uva branca originária da Galícia, a Godello precisa de tempo para se mostrar. Tem notas doces, mas não é das mais aromáticas e demora a abrir. Neste ponto, mostra-se delicada, quase irreal. Seu vinho precisa do que outros brancos não precisam (deve ser bebido entre 12ºC e 14ºC e ser decantado).

Perfil de Áries – RIESLING

Arianos sabem bem o que querem e só fazem o que querem. Com talento natural para comandar, estão sempre prontos a entrar em ação. Sua uva só poderia ser a Riesling, a rainha das uvas brancas. Complexa, tem uma mistura de doce e acidez que encanta e seduz, além de produzir vinhos diferenciados, exóticos e com notas tipicamente suas. Reage bem em climas difíceis, graças a seu temperamento guerreiro, característica também dos arianos. É firme, mas com notas doces. Generosa, mas muito competitiva. A Riesling é quem ela quer ser.

Perfil de Touro – MERLOT

Taurinos amam a beleza e buscam tê-la sempre por perto. São conscientes da efemeridade das coisas e podem ser possessivos e bem teimosos. Por isso, sua uva só poderia ser a francesa Merlot, que prioriza a beleza e a sofisticação sobre todas as coisas. Gosta de muita atenção e quando a consegue, exibe todo seu charme. É profunda, fechada, encantadora, segura do que é e do que tem para oferecer. Merlot e taurinos são teimosos e insistem em manter seu estilo, sem aceitar ingerências externas.

Perfil de Gêmeos – SAUVIGNON BLANC

Geminianos nascem cheios de perguntas, precisam compreender e sentir que são compreendidos. Por se interessarem por um leque de coisas, não conseguem se aprofundar em nenhuma delas e parecem dispersos. Sua uva é a Sauvignon Blanc, que atrai simpatia aonde vai com sua capacidade de compreender os sinais e achar as chaves certas para se fazer admirada. Seu vinho tem estilos dos mais variados (com carvalho, sem carvalho, leve, estruturado, etc.), mas a necessidade de sempre descobrir coisas novas termina por lhe atrapalhar.

Perfil de Câncer – TEMPRANILLO

Quem nasce sob o signo de Câncer parece viver num mundo fechado, como se buscasse proteção. Em geral, preocupa-se com os sentimentos, gosta de atender às necessidades dos outros e pode ser criativo. A uva Tempranillo, como os cancerianos, possui uma casca grossa que protege sua delicada polpa, cheia de riqueza. Muito vulnerável às inclemências do tempo, gosta de estar em sua terra e, às vezes, pode parecer rústica. Se a tratam bem, mostra-se elegante. É doce e elabora um dos melhores vinhos da Espanha.

Perfil de Leão – CABERNET SAUVIGNON

Cheios de energia, os leoninos precisam exteriorizar seu mundo interior de maneira criativa. Quando sós e concentrados em si mesmos, conseguem causar impacto na sociedade. Assim também é a Cabernet Sauvignon, uva que foca sua energia em tornar seus vinhos conhecidos. Ela viaja pelo mundo, sempre encarando o desafio de tornar conhecido o seu interior. Assim como os leoninos, a Cabernet tem muita força e potência, que irradia para os que gostam de experimentar seus vinhos.

Perfil de Virgem – GEWURZTRAMINER

Virginianos podem ver os detalhes, como num microscópio e, mais interessante ainda, também pensam minuciosamente. Precisam ver o resultado concreto das coisas e desenvolver atividades produtivas. Tamanha precisão também é a escolha da uva Gewurztraminer. Com eficiência alemã, ela faz bem o seu trabalho, sempre com ótimos resultados. Gera aromas entre o exótico e o lúdico. Desde que a conheça, pode-se ver todo o seu potencial.

Perfil de Libra – CABERNET FRANC

Librianos sabem ler os olhos dos outros e entendem o que é esperado deles. Quando exercitam essa característica de maneira positiva, podem ser pacifistas e os melhores companheiros. Como eles é a uva Cabernet Franc, capaz de se adaptar a climas mais frios. Sempre elegante, é uma uva que gosta de tranquilidade e paz. Entende a potência, mas adora a delicadeza. Leve, mas com muita personalidade, se apresenta muito amistosa, em vinhos agradáveis.

Perfil de Escorpião – SEMILLON

Um tanto de mistério ronda os escorpianos, que conseguem entender a natureza das coisas e pressentir o que será delas no futuro. Nos sentimentos podem ser muito intensos, são daqueles que morrem de amor. Uma das uvas mais misteriosas que existem, a Semillon tem sensualidade extrema. Está sempre entre a vida e a morte, já que é propensa a muitas doenças, mas mesmo doente nos surpreende dando o espetacular Sauterne (vinho de sobremesa francês que está entre os mais afamados do mundo). Intensa, complexa, persistente, mas extremamente emocional. Escorpianos e Semillon apaixonam-se pelo belo, mas não pelo perfeito.

Perfil de Sagitário – SYRAH

Sagitarianos gostam de aventura e reúnem a coragem necessária para se jogar nos desafios do desconhecido. Têm um compromisso com a felicidade e são um tanto exagerados, o que os leva a se aborrecer com coisas consideradas normais para os outros. Como eles, a uva Syrah não gosta de limites e viaja muito bem, sempre se adaptando facilmente a diferentes solos e climas. Requer muito sol e altas temperaturas, mas também dá ótimo resultado em zonas frias. É resistente às doenças e elabora vinhos de alta qualidade.

Perfil de Capricórnio – PINOT NOIR

Capricornianos entendem as hierarquias como ninguém. Precisam se sentir respeitados e têm compromisso com a excelência. Como eles é a Pinot Noir, uva originária da Borgonha, que sempre integra vinhos de alta qualidade. Produz um vinho luminoso, macio, fresco e frutado de bom bouquet. Sua acidez o faz bastante vivo e persistente no paladar, sem ser agressivo. Evolui muito com o envelhecimento. É um vinho ligeiro e leve, mas estruturado e exigente.

Perfil de Aquário – CHARDONNAY

Rebeldes e curiosos, assim são os aquarianos. Precisam sentir que são parte do mundo, mas sempre como indivíduos independentes. Sua uva é a Chardonnay, originária da Borgonha, mas que consegue se adaptar a cada lugar, sempre em formas diferentes. Seu vinho pode ser fresco, frutado, e ter leves notas doces; mas também pode ser firme, com notas de madeira que o fazem marcante, menos sutil, mas impossível de esquecer.





FONTE
Jornal O GLOBO – caderno ELA GOURMET – p. 10 – 03/12/2011