Translate

segunda-feira, 23 de julho de 2012



A Cor -
É o aspecto do vinho aparentemente mais fácil de ser percebido, de acordo coma existência ou não de pigmentos se concentram nas cascas das uvas-mosto- que dá origem ao vinho,quando fermentado, mais colorido é o vinho,quando jovem.

Os pigmentos mais percebidos no vinho são os vermelhos escuros e os vinhos que conservam a sua cor são chamados de vinhos tintos.
Quando são pouco dissolvidos no mosto,mas peecebidos, os pigmentos dão origem aos vinhos rosados ou rosés. Alguns roses são tambem chamados de claretes (italianos)
e blush(americano).

Os vinhos sem pigmentos vermelhos percebidos são os vinhos brancos. Eles podem ser elaborados com uvas verdes (''brancas''), rosadas ou tintas, mas sem que os pigmentos das cascas tenham tido tem de se dissolver no mosto (suco de uvas), resultando amarelos. Os vinhos chamados de brancos são , portanto , aqmarelos ou incolores (neste caso, defeito)

São portanto três alternativas das cores do vinho:

Cor Básica dos vinhos - Vermelho-vermelho atenuado - amarelo -

As cores não são rígidas para os diversos vinhos, mudam com a idade , de forma que aparece toda sorte de tonalidades intermediárias e nuances, que com prática, nos fornecem boa soma de informações.



Viva o Vinho!