Translate

domingo, 22 de julho de 2012

E, afinal, oque vem ser bouquet?







Bouquet



    E, afinal, oque vem ser bouquet?

    É o conjunto dos aromas do vinho. Mas para que ele exista, é preciso que existam aromas primários, secundários e terciários. Portanto, o vinho deve ter pelo menos amadurecido, podendo também ter envelhecido.


    Se o vinho para ter bouquet deve ter amadurecido e envelhecido, desde logo já se pode concluir que a maioria dos vinhos brancos eos tintos novos e mais jovens, recentemente elaborados, possuem e apenas os aromas primários (frutados) e secundários (vínicos). Da mesma forma, os vinhos brancos, salvo exceções, são em sua maioria bem jovens, e possuem tão-somente aromas (frutado e vínico).

    Apenas os tintos amadurecidos e envelhecidos possuem um verdadeiro bouquet complexo, que vai se formando ao longo do tempo. Especialmente nos vinhos chamados ''de guarda''.Tintos e uns poucos brancos. Os bons vinhos de guarda passam sempre por um autêntico e verdadeiro estágio em madeira(barrica de carvalho). Ali nas barricas, inicia o florescimento dos verdadeiros bouquets.
A simples presença do cheiro de madeira, usada como ''tempero'', como já foi visto, não implica bouquet. É apenas cheiro ou aroma acrescentado.








'' Termina em ti a vigília que parte
desde os tempos primordiais
para os rituais do convívio ''







Viva o Vinho!