Translate

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Intensidade , Vivacidade do Vinho.






O olfato .


O mais importante sentido utilizado na degustação de um vinho. É também o mais objetivo.
Podemos nos enganar como tato e com o gosto, isso depende do que se come antes da degustação, porém jamais confundiremos um cheiro de uma maça com o de laranja .

Todos os vinhos possuem aromas. E o que seria aroma? Odores naturais. Geralmente agradáveis.

Os aromas aqui dependem da matéria -prima - a uva - com que foi elaborado o vinho, de que forma -arte e tecnologia- e do tempo decorrido entre sua elaboração e o momento em que será degustado (amadurecimento e envelhecimento) .

No Brasil o senso comum recomenda usar o termo aroma, para o vinho. Na escola francesa, o termo odor(odeur) e a italiana, o termo perfume (perfumo) 


No vinho como não encontramos aromas isolados e sim um jardim de aromas há predominância ou diferenciação de um determinado tipo sobre os demais.

Ações sucessivas:

Sentir os aromas e sua intensidade (força e quantidade);
Sentir sua qualidade geral;
Identificar sua natureza, fazer seu reconhecimento.

E vejamos cada uma das ações:

Intensidade - Intensidade, força e quantidade de aroma percebido no vinho pode REVELAR um vinho coma seguinte escala :

Intensidade -moderado -sutil - ligeiro - imperceptível .

NÃO existe, obrigatoriamente e sempre uma relação entre a intensidade aromática e a boa qualidade de um vinho. Um vinho pode ter um aroma sutil mas ser de boa qualidade .
Entretanto , nenhum vinho será realmente bom se tiver aroma apenas ligeiramente perceptível ou imperceptível . A maioria do sboins vinhos possuem aromas no minimo de intensidade moderada . Os grandes? Intenso ...
O desprendimento dos aromas (intensidade) depende tambem da temperatura. Os vinhos gelados, frapée ou frios geralmente ''travam'', em parte, o desprendimento dos aromas, o que pode levar a uma falsa sensação de deficiência aromática.





            No próximo post vou escrever um pouco mais quanto a franqueza, fineza e agradabilidade a que se refere o vinho !





Viva o Vinho!