Translate

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Descobertas do ``Parma Baixo`` -










            Se na ida à Itália for movido a passeios turísticos Vá! Vá passear de gondola...
Mas experimente a emoção, garantidamente sem volta que é descobrir o que é a pequenina Zibello e conhecer o verdadeiro Culatello di Zibello!










              Se PARMA leva a fama do turismo enogastrônomico, é devido ao vasto território: A localidade de Zibello fica na chamada “baixa parmense” (bassa parmense) em Libelo ao que se refere ao Culatello, nada de vinho!

      O quê seria o tal culatello?
A parte interna e mais nobre da coxa traseira do porco. É o corte macio do que viria a ser presunto.

E falo logo de presunto CRU ``italiano`` porque diferente dos produzidos no Brasil, eles respeitam mais o paladar aguçado a sabores fortes do consumidor, pois sua especialidade é o Culatello de primeira! Provar disso não tem moderação, porque é tanta qualidade o que se deve desde a criação dos animais e o artesanato que fica difícil resistir quando isso vem tudo e todos os dias no café da manhã!


Região enogastronomica, sim, mas ao provar esse embutido sem vinhos!

Preferencialmente no café da manhã quando nosso paladar é livre e fresco de outros sabores, assim fica fácil de alcançar ``a proposta`` bem se acompanhado com pão e um pouco de manteiga!



Zibello como expliquei é a ``bassa parmense`` ou seja onde fica os municípios baixos de Parma, que leva a vantagem do clima que aperfeiçoa a especialidade desse embutido através do do paladar e olfato.