Translate

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Sensação de ` Peso ` - Cultura do vinho.


Na foto meu amigo ``Le Cochon `` - 





       Como nós, os vinhos têm um peso, mas não a ``timidez`` em mostrar o quanto  "gordo" alguns são!
Rio!

     Me refiro ao álcool e os taninos presentes no vinho,  ou seja, a soma de dois conceitos: adstringência e álcool que fazem a `sensação de tamanho`!

A questão é simples: quando tu degustar um vinho, sentirá a intensidade, o seu corpo, ou melhor, aquela sensação abrasante. Quente quando é engolido, e isso dá-se por sua graduação alcóolica... ou seria mais aquoso. Isto devido ao volume de água que possui a maioria dos vinhos. O teor alcóolico em si não é um sinal de qualidade.

      Alguns vinhos tintos de certas regiões do mundo (Rhône na França, Cabernet Sauvignon da Califórnia e da Austrália ou os vinhos de Ribera del Duero e Toro em Espanha) são mais encorpados (da região francesa de Borgonha e Sauternes ou mesmo alguns californianos), e podem por sua variedade e região atingir a sensação "pesada" .

       Como regra geral quanto mais quente é a região, mais ``alcóolico``.
 No contrapeso, como "peso-mosca", de vinhos estão os alemães que podem alcançar 7,5% tem os vinhos verdes, os da região de Beaujolais da França, grande parte da Rioja espanhola, ...


Para brincar é legal pegar dois brancos, e ver quem ganha e perde em seu peso. Um francês da Alsácia e um alemão de Moselle, é uma forma de ver como esses dois Riesling são notados em sua boca!




















Viva o Vinho!







@jungnadia on Twitter