Translate

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

`` Vinho a Nós a vossa Arte `` - Porto Cálem -


   


  `` Era uma vez um Porto...
Porto romântico, Porto noturnico, um Porto...
cidade com carisma… cinzenta, alegre, desinibida e ``ás cores``…  onde afinal o bairrismo é ser Português, com garra e pronuncia… com gentes humildes, simpáticas, acolhedoras!
Desmistifiquei o Porto, gostei, amei… não é nada como “Pint(o)am” noutros “futebois”… Uma bonita metrópole ribeirinha…``



         Estas imagens é um contributo  a todas as “gentes” daquelas margens Dourianas, que surge da  especial  amiga Natalia,  mulher de Alma bem “enquadrada” e cheia de “luz”, pela força e motivação que sempre me dá com os seus comentários e que muito aprendi visualizando o seu olhar …


`` Vinho a Nós a vossa Arte ``  - Porto Cálem - 







Fotografias : Natália Taveira 





      Um breve resumo sobre a história do Porto cujo qual se refere as fotos aqui!


     Os membros da família Calem desde cedo, no século XIX, se dedicaram ao comercio com o Brasil possuindo barcos que transportavam principalmente Vinho para lá e madeiras para cá. António Alves Calem (nascido em 1829) percebendo que grande parte da madeira se destinava à Industria da Tanoaria fundou uma no armazém junto à Ponte D. Luís em Vila Nova de Gaia.

Em 1859 deu sociedade ao seu filho António Alves Calem e criou a A.A. Calem & Filho, Lda. Iniciando a produção de Vinho do Porto no Douro, rapidamente a empresa cresce integrando no mesmo negócio o Vinho do Porto, as barricas e o transporte para o importante mercado do Brasil.

São do Sec. XIX as compras da Quinta da Foz e da Quinta do Sagrado, ambas no Pinhão.


O representante da quinta geração José Maria Calem desenvolve o negócio do Vinho Doc Douro ao mesmo tempo que vai garantindo a 6ª geração e, mantendo a tradição, produzindo Vinho do Porto.

``Muitos anos, muitos tempos bons e maus mas um ponto comum: a preocupação com a Qualidade e o amor ao Douro e ao seu Vinho.`` -  Familia Calem.




Viva o Vinho!