Translate

quarta-feira, 20 de março de 2013

Enoteca Cavatappi - Degustação Miguel Torres!




Degustação Miguel Torres Via Enoteca CAVATAPPI









Dois TEMPRANILLOS, dois CRIANZAS, ambos 12 meses em carvalho do mesmo produtor!
Qual a diferença?







Regiões diferentes!

          Ibéricos a começar que recebe o nome por causa da Península Ibéria, sistema montonhoso que circunda a região Rioja. 

     A começar que esta uva aporta elegância, concentracão de aromas e complexidade de sabores. É este fato, junto com o envelhecimento em barril, o que otorga aos seus vinhos sua personalidade e individualidade características.

   Na taça tem coloração cereja. Aromas com muita fruta madura. Na boca é maduro, com taninos doces, acidez discreta e bom corpo. Álcool dá potência, mas sem desequilibrar. Final longo, frutado, picante. Madeira bem integrada nesse final.  








             Celeste retrata o céu da região na época da colheita. Também a altitude do vinhedo tem a ver com o nome:situados a quase 900m, diz-se que eles conseguem abraçar as estrelas.

           Geralmente, os vinhos tintos da Ribera del Duero tem uma cor forte a cereja com aromas dominados pelas bagas maduras, e como é o caso do Celeste. Denso, muito saboroso, untuoso, ótima textura. Nariz intenso com notas marcantes de fruta vermelha,  e equilíbrio gustativo, com acidez refrescante. Toque de elegância no final de boca, fazendo jus aos vinhos da região que tradicionalmente se mostram bem mais encorpados do que os de Rioja.










VINA ESMERALDA $51.90
IBERICOS RIOJA 2009 $66.50
CELESTE 2008 $138.00





Curiosidades!


       Tradicionalmente, na Espanha, seus vinhos passam bastante tempo em carvalho americano*, quando atinge o nível intitulado crianza ("criado" em espanhol). Quando passam maior tempo em carvalho, os vinhos espanhóis são classificados como Reserva ou Gran Reserva. 

        Na Espanha a uva é chamada Tempranillo somente na região de Rioja; nas outras regiões em que se adaptou recebe nomes diferentes (Ull de Liebre, na Catalunha, Tinto Fino ou Tinto del Pais, em Ribeiro del Duero, Tinto de Toro, em Toro e Cencibel, em La Mancha).






Enoteca CAVATAPPI

 Rua Carlos Weber, 1476 -

 Vila. Leopoldina São Paulo








Viva o Vinho!