Translate

quarta-feira, 20 de março de 2013

``ga-verz-tra-mi-ner`` repertório de aromas!



"Não vemos as coisas como são: vemos as coisas como somos." 

 (...) Anais Nin


Bela citação que serve de partilha.



      Assistir, registrar e descrever é o olhar pessoal. Tento encontrar nos fabulosos locais da Paulicéia um algo a mais sem esforço nenhum! Bairros que são cidades, tem tudo em algumas bem charmosas  como na ``Villa``, sim Vila Leopoldina!

     Vila Leopoldina tem um charme especial, e é toda bonitinha. Super movimentada, tem tudo, inclusive é onde fica a Enoteca Cavatappi, onde estive a noite anterior em uma bela degustação dos vinhos da Bodega Miguel Torrres!





          Sensação boa reencontrar Camilla Guidolin, e turma nova e interessante de enófilos nessa degustação, porque tive boas surpresas não tão somente pelo caminho, como naquele círculo...

        ``ga-verz-tra-mi-ner `` é como se pode começar a dizer ou soletrar uma surpresa deliciosa!
 Essa mesma uva, a Gewürztraminer,   é do mesmo modo que se traduz minha fome e sede por novidades aqui e ali.
- Por que a Gewürztraminer consegue ser tão atraente? Essa `alemoazinha` pode gerar um caldeirão intenso de sensações aromáticas se muito, muito bem  processada pelo seu  produtor em seus sabores de lichia, gengibre, rosas, cascas laranjas, etc.

         Um repertório de aromas que me encanta! Sim... E, ``dizem`` que está com tudo para ser eleita por especialistas a uva do nosso verão,  por isso é bom o garimpo de rótulos dessa uva!

Bem até hoje tive boas experiências com vinhos dessa casta, e só por isso sou fã.

        O recente rótulo que provei ontem através da Cavatappi, é o Viña Esmeralda, cujo produtor nos apresentou o inóspito, a uva que se adaptou ao mediterrâneo e isso devido ao microclima da região pois se nao fosse por isso, pouco possível ter originado um vinho tão bom!
Apesar  da familia Torres possuir vinhedos em Ribera del Duero e em Rioja, este veio da região da Catalunya!

      Aprecio demais saber que a vinícola tem uma ligação preocupada com o meio ambiente, que se utiliza das práticas como o uso de energia renováveis, depuração de águas residuais, replantio de bosques, além do que ela existe desde 1870 e possui hoje 1300 hectares!





         Na verdade Viña Esmeralda é 85% moscatel (uma componente típica de vinhos doces perfumados)  e 15% ``ga-verz-tra-mi-ner ``, mas o suficiente para que eu tenha entendido que foi um Gewürztraminer que deu certo naquela região da Cataluña!
Extremamente aromático, buquê único, corpo leve, de intensidade muito concentrada na lichia, notas florais, de cor amarelo intenso, quase dourado.




Bem, como diz no Brasil,``Gewürztraminer``  é  "Aquele Outro Sauvignon" !Rio!




Aqui, logo mais as impressões sob a TEMPRANILLO, os outros dois vinhos tops da família Torres!





Enoteca CAVATAPPI


Rua Carlos Weber, 1476 - Vila. Leopoldina
05303-000 São Paulo



http://www.cavatappienoteca.com.br



Viva o Vinho!