Translate

terça-feira, 23 de abril de 2013

VINHOS PORTUGUESES EM TOUR PELO BRASIL !





           Os vinhos portugueses partem esta semana para novas formações, que serão realizadas até Setembro em várias cidades brasileiras. No total serão organizadas 26 formações sobre vinhos portugueses, de acesso gratuito, para profissionais do canal Horeca e off trade e City Tastings para líderes de opinião. Os interessados poderão inscrever-se através do mail inscricoes@essenciadovinho.com

            A ViniPortugal reforça a aposta em formação no Brasil, iniciada em 2012, e lança o nível III da formação em Vinhos de Portugal com o objetivo de proporcionar um mais profundo conhecimento sobre o vinho português aos profissionais do canal Horeca e off trade, importantes influenciadores junto dos consumidores finais na escolha de um vinho.

        Cerca de 800 profissionais deverão integrar as 26 formações – 10 do nível III e 16 do nível II. Com a duração de 6 horas, as formações serão focadas nos vinhos portugueses e incluirão a degustação comentada de vários rótulos. Os melhores alunos serão novamente premiados com uma viagem a Portugal.

       A ViniPortugal retoma ainda a organização de City Tastings para jornalistas e líderes de opinião do mercado brasileiro. São jantares harmonizados com vinhos portugueses em conceituados restaurantes de vários estados, que contam com a participação de reputados chefes portugueses e brasileiros.

     A Sommelier Competition apresenta-se como o trunfo final do plano de promoção dos vinhos portugueses no Brasil. Lançado este ano pela primeira vez - em conjunto com duas instituições de educação profissional brasileiras - SENAC de São Paulo e Rio de Janeiro -, este concurso pretende incentivar a formação e a competição entre Sommeliers, cativando o interesse deste público para o vinho português e tornando-os embaixadores dos néctares nacionais junto do público brasileiro, muito interessado em vinho estrangeiro e com uma ligação histórica muito positiva a Portugal

     Para Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal,

 “o Brasil é um mercado onde a marca Portugal tem uma imagem positiva mas torna-se necessário prosseguir de forma intensa com a educação dos públicos profissionais, sejam escanções ou chefes de cozinha, jornalistas ou decisores de compra. Embora Portugal se posicione atualmente como o quarto fornecedor de vinho do mercado brasileiro e este continue a revelar-se um mercado muito atrativo, não podemos perder de vista que estamos a competir não só com países como o Chile ou Argentina, que beneficiam de isenção de taxas aduaneiras, mas também com vinhos europeus sérios concorrentes ”.

“Os vinhos portugueses têm ainda um elevado potencial de crescimento neste mercado, pois os consumidores brasileiros são interessados e procuram cada vez mais produtos diferentes, que proporcionem novas experiências. Os decisores de compra e os consumidores devem ser conquistados pela consistência de qualidade dos vinhos produzidos a partir de castas autóctones. São vinhos de terroir diferentes dos nossos concorrentes e estes atributos devem ser valorizados com o apoio de um esforço de comunicação e educação muito árduo e persistente” afirma o mesmo responsável.



Viva o Vinho!