Translate

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O Despertar do ``Alvarinho``: Torre de Menagem Alvarinho Trajadura, das Quintas de Melgaço






            Alvarinho é uma casta branca da espécie da Vitis vinifera originária do Noroeste da Península Ibérica. É a mais nobre das castas brancas portuguesas e produz um vinho de elevadíssima qualidade. Atualmente é plantada em diversas regiões de Portugal e do Mundo, mas é na Sub-região de Monção e Melgaço que se revela e atinge o máximo das suas potencialidades.

         O vinho monovarietal da casta Alvarinho (Vinho Alvarinho) é um vinho que possui cor intensa, palha e com reflexos citrinos. O aroma é intenso, distinto, delicado e complexo, que vai desde o marmelo, pêssego, banana, limão, maracujá e líchia (caráter frutado), a flor de laranjeira e violeta (caráter floral), a avelã e noz (caráter amendoado) e a mel (caráter caramelizado). Seu sabor é complexo, macio, redondo, harmonioso, encorpado e persistente.





       



Torre de Menagem 2012


Sugiro vivamente !









Alvarinho/trajadura, de excelente compromisso!





         Um dos vinhos mais premiados da produtora minhota,  e ótima relação custo& benefício             (4 eurinhos) e considerado por lá um dos melhores vinhos brancos de 2011!




Subscrevo o que foi trocado na roda de prova, anteriormente:


Aroma muito delicado e suave, com fruta amarela, especiarias doces. Muito fresco e agradável.
Equilibrado na boca, acidez muito bem envolvida, encorpado e redondo, final longo.



Um vinho produzido na Região dos Vinhos Verdes,fiel às suas origens!





http://www.quintasdemelgaco

Os vinhos Alvarinho QM e Torre de Menagem Alvarinho Trajadura são das criações mais premiadas das Quintas de Melgaço e, entre si, contabilizam quase 50 distinções nacionais e internacionais.
Ao portfólio da marca acrescentam-se os vinhos Castrus de Melgaço, Alvarinho QM Vindima Tardia, Espumante Alvarinho QM, Terra Antiga e Lagar Antigo.





Viva o Vinho!