Translate

terça-feira, 30 de julho de 2013

Teoria...``teorias``






    Um professor estava diante de sua turma, durante sua aula de filosofia de vida, e colocou alguns itens em sua mesa. Quando a aula começou, ele silenciosamente pegou um grande e vazio pote de maionese e começou a enchê-lo com pedras grandes, com cerca de 2″ de diâmetro.

Ao completar o pote com as pedras, perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Eles concordaram que estava.

Então o professor pegou uma caixa de pedras britadas e despejou dentro do vidro. Ele agitou-o levemente. Os seixos, é claro, rolaram para os espaços entre as pedras maiores.

Ele então perguntou novamente se o frasco estava cheio. Eles concordaram que estava.

O professor pegou uma caixa de areia e despejou dentro do frasco. Claro, a areia preencheu todo o resto de espaço que havia no pote.

Então ele perguntou, mais uma vez, se o frasco estava cheio. Desta vez, os alunos estavam certos de suas respostas, e responderam em uníssono: “SIM!”

Filosofia de vida numa Taça e Vinho:

O professor, em seguida, pegou uma garrafa litrão de vinho debaixo da mesa e começou a derramar todo o seu conteúdo no frasco. O vinho  preencheu todos os espaços vazios entre a areia e as pedras, completando a “filosofia de vida do vinho”. Os alunos riram.

Então o professor disse:

Eu quero que vocês reconheçam que este pote representa as suas vidas. As pedras são as coisas importantes – sua família, sua saúde, seus filhos. Coisas que, se todo o resto foi perdido e só estas coisas permaneceram, sua vida ainda valerá a pena. As pedrinhas são as outras coisas que importam, como o seu emprego, sua casa, seu carro.
A areia é todo o resto. As pequenas coisas. Se você colocar a areia primeiro no vidro, não haverá espaço para os pedregulhos e as pedras. O mesmo vale para a sua vida. Se você gastar todo o seu tempo e energia nas coisas pequenas, você nunca terá espaço para as coisas que realmente são importantes para você.
Preste atenção às coisas que são críticas para a sua felicidade. Brinque com seus filhos. Tire um tempo para fazer check-ups médicos. Leve o amor da sua vida para dançar. Haverá sempre tempo para ir trabalhar, limpar a casa, dar um jantar e arrumar tudo.
Cuide das pedras primeiro – das coisas que realmente importam – defina suas prioridades O resto é só areia.
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que o vinho representava.

O professor sorriu.

Estou feliz que você tenha perguntado. Ele só vai para mostrar que, não importa o quão cheia sua vida possa parecer, há sempre espaço para algumas taças de vinhos!



Viva o vinho!