Translate

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Rui Reguinga, Guilherme Mair e Dom Francisco - Bacalhoada!


     




        Como o mês da fotografia, vou entrando com essa imagem que representa bem Brasília onde foi esse jantar com Rui Reguinga, da adega de Guilherme




                              Da Caixa Cultural, Brasilia em Fotografia - exposição do mês da fotografia



     O objetivo inicial foi a feira Vinum Brasilis, mas nada como conhecer o Tradicional Dom Francisco, e pelo Guilherme, justamente por  que além do bom gosto (mérito dele) é  morador dessa cidade!




Esse painel fica no Dom Francisco, faltou ver a autoria!





      Vinho tinto é o melhor parceiro na maioria das vezes com bacalhau! E vinho tinto de boa origem, nada mais esperado que um descendente de portugues (minha opinião, sem pedras gente!). Eu gosto, dos tintos D`ouro, mas fomos de um tinto do Dão: Rui Reguinga!

A cor linda `rubi` de Rui Reguinga - Touriga Nacional 09 - 




       Antes de mais nada tenho que dizer fomos de Bacalhau à  ` la Guilherme`! Sim existem várias versões de bacalhau, algumas inovações interessantes... Essa bacalhoada à la guilherme é especial, até porque se trata do Guilherme, que se interessa muito por culinária e ainda da alma lusitana, e quem conhece sabe,rs... Ele pede, e a cozinha do Dom Francisco já sabe exatamente o que trazer à mesa! Essa é para deixar na curiosidade...



    A prova foi Rui Reguinga, personagem (vinho) das palestras por ele, e  assim, conhecedor, não errou, o Rui Reguinga, passado por barrica de carvalho (12 meses), fez um bom casamento com o bacalhau, geralmente, salgados e encorpados pelo azeite da receita, e talvez por isso, um não passou por cima do outro, os sabores frutados do `Rui` deu-me uma sensação de doçura, talvez devido a boa estrutura do vinho, e a passagem por barrica... Equilibrio!!!







     

     Só para complementar, esse bacalhau é um dos clássicos escolhidos para o comemorativo dos 25 anos de existência do Restaurante Dom Francisco, entre outros pratos, (E não foi à toa que Guilherme escolheu este hein!?).  Assim, foram encomendados da vinícola italiana Beni di Batasiolo: o Barolo Reserva 2009 e Barbera d’Alba 2010 e lançados com os rótulos da casa para complementar a felicidade!



Maravilha!




Rui Reguinga & o Barolo no decanter!










       Querendo agradecer ao Dom Francisco que nos concedeu a presente atenção e  simpatia!Mesmo sabendo que o Guilherme é cliente antigo, agradeço assim mesmo.
Foi um prazer conhecer, sobretudo o sommelier Joaldo Lima, que apenas o conhecia pelo FB.







Dom Francisco - 

402 Sul Bloco B Loja 5 - Asa Sul
(61) 3224-1634, 3321-0706
Diariamente, das 12h às 15h30 e das 19h à 0h.




Rui Reguinga - Ficha técnica -





 Bem, se depois alguém for de bacalhoada com um excelente vinho e se for dirigir, não beba!


ps: ``Bacalhau a la Guilherme`` não está no cardápio, é a parte*.



Viva o Vinho!