Translate

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Région viticole/Saint-Romain - Mochila do Vinho.




Saint-Romain.

Région viticole/Saint-Romain é uma comuna francesa na região administrativa da Borgonha, no departamento de Côte-d'Or. Estende-se por uma área de 19,65 km². 234 habitantes.... rodeado por falésias.
Alors!

Um village - o sobrenome preponderante na região é Prunier, uma família... Tudo é familiar.
Na hora de pensar nas comunas, nesse caso  é pensar como Village. Pouco importa quem produz lá. Pouco importa aqui, agora um nome... pouco importa.
Da região de Saint-Romain o que preciso saber é o que ela representa, o vinho da terra, com características de Saint-Roman. Aqui o que entra em destaque quem faz o vinho idêntico a terra, e não algo com características do produtor: pelas mãos dele, pelo que ele quer, mas sim um vinho mais perfeito com as  características da uva, do terroir... porque se assim fosse, a chance de ele manipular o vinho é enorme.


Um exemplo: A Pinot, é ela que tem que fazer o seu vinho, e isso aqui na França segue a regra de vinificação.
Quem consegue avaliar isso?
Só quem conhece a pinot de `cabo a rabo` sabe que ela precisa ter estrutura. E não é em qualquer lugar que irá se desenvolver, por isso aponta-se Oregon/state e a Borgonha/Fr que fará um pinot sem ADULTERAÇAO. Isto é NATURALMENTE. Mas, sim onde vai expressar a Pinot.
Não que nessas regiões não se faça um tecnológico. Não.
Sim, mas mais do que tudo precisa expressar as características no seu ápice. E´muita força ali, e não delicadeza. E´muita força, e não feminilidade.
Nada de feminino, nada de pinot `aguada`, isso mesmo que disse:  a-g-u-a-d-a.
Mais uma vez, pinot é pinot na sua origem em então melhor desenvoltura.

Mais fotos segue a fan page do blog,
Grata.



Touché!