Translate

segunda-feira, 3 de março de 2014

Prosciutto da vez, na vez dos aspargos!






Agora vai !
A idéia era fazer uma pizza de abobrinha. da massa à abobrinha, cuja minha especialidade atual, daí pensei  na  entrada: aspargos à béchamel! Só porque `viajo`, só para garantir dei uma confirmada com  o mestre Miani, que deu um sinal de positivo, mas daí preparei como entrada aspargos ao molho béchamel, bem leve, e usando ao invés do trivial referido bacon, por votação, o Prosciutto. Por isso `bem leve`, o béchamel...Sabe aquelas coisas de querer levar tudo? Pois é `quase` foi...

Como ele é muito enxugado, sequinho, é servido sem cozimento, mas nesse caso, a receita leva ao forno por dez minutos, enrrolado ao aspargo e ao molho, foi uma bela e saudável entrada verde!


Há várias denominações do presunto cru, as denominações San Daniele  e Parma são os mais premiados, atraentes! 
   Bem, com o aclamado San Daniele  daí `preparamos` por opção para ser consumido com um queijo fresco, já que tem seu final de boca persistente, melhor assim para quem quer senti-lo, intenso como iguaria que é.
Mas a elaboração aqui, invenção minha não se perdeu em sua doçura como desconfiavamos.Talvez, o equilibrio...
Bem, o San Daniele foi feito para a pinot grigio de Friuli, assim como a mesma parece que veio para ficar com ele. 

Bem mas isso tudo curtimos com o  Barbera do Piemonte, mas que cairia muito bem com um syrah, segundo o paladar do Santiago,... Porém a amiga, Rocio, curtiu!
E isso que é experimento hein?






     O Barbera se foi e rolamos um senhor `Syrah`, aberto para acompanhar o então risoto com nozes, raspas de limão (`caiu` a pizza), e também com `o vulto` dos espargos verdes que modéstia parte não deixou nem a panela suja para lavar!
Brincadeira a parte, Rocio, amigona lavou... Até porque minha regra é clara: quem não sabe cozinhar, limpa!hahahaha... Sou má?











Friuli Venezia Giulia* uma região única conhecida por alguns dos melhores brancos do mundo.

 Prosciutto significa presunto, é o corte de carne de porco, que é a parte superior da perna logo abaixo do ombro. 





Touché!