Translate

quinta-feira, 17 de julho de 2014

DESTAQUE: Santa Cruz Mountains, região e Rhys - Introdução!


Destaque:

A região de Santa Cruz Mountains está situado em um dos ambientes mais naturais e por isso mais exclusivos do mundo e também sem dúvida a menos conhecida das regiões vinícolas top da Califórnia, o que é difícil de acreditar. Com as influências de terrenos montanhosos, marinhos e de vale somando ao micro-climas variados e a diversidade maior de solos, é o local ideal de onde sai a alta qualidade de uvas e vinhos distintos de acordo com seu terroir.
As montanhas de Santa Cruz é uma denominação  dividida pela falha de San Andreas. Todo o AVA é considerado um micro-clima frio, mas mesmo assim há aspectos importantes da topografia e clima a considerar. O lado oriental da denominação é mais longe do Pacífico e mais perto de San Francisco Bay. As temperaturas são, portanto, mais quentes, e é possível amadurecer variedades de Bordeaux, a mais famosa sendo aquelas cultivadas em Monte Bello vinha de Ridge. O lado ocidental da denominação, mais perto do Pacífico, está mais frio e mais adequado para Pinot Noir e Chardonnay.

A denominação de Santa Cruz Mountains engloba mais de 850 quilômetros quadrados começando por San Francisco até a Península de Silicon Valley e Gilroy sobre a Watsonville, Monterey Bay e volta até Santa Cruz e Half Moon Bay e 1500 acress de uvas plantadas ali.
Devido a extensão da região completa é possível passar algum tempo visitando muitas adegas e sub-regiões.

A foto que possui o chateau ao fundo, vê-se as montanhas atras
ali são os vinhedos do Monte Bello da Ridge.


      A Rhys, possui uma produção limitada, e a visita lá foi inesperadamente surpreendente!
Também localizada em Santa Cruz, e que esta fazendo um dos melhores Pinot Noit do Mundo e que só vende somente por lista de e-mail, cuja lista de espera esta em 3 anos!
Há em pouquissimos restaurantes e não a venda em lojas através deles!

Seus 6 vinhedos e tamanhos:


Skyline tem 3.06 acres

Alpine 12,53 acres

Horseshoe 17,5 acres

Home vineyards tem 2 acres

Family farm tem 6,2 ares

Bearwallow 7 acres

  Sim a Vinícola Rhys recebe visitas dos seus clientes antigos, pois é fechada e visitas são raras, mas essa foi possível, justamente por uma conversa que surgiu no fórum (tipo de alternativa  válida como `a dica` para quem curte explorar mesmo!), entre o contato com Kevin Harvey, proprietário da Rhys, que foi convencido por Thales Henrique, assim como ele foi convencido por mim de fazer anotações das degustações para contarmos aqui!

 Ainda há o que falar sobre a região, então indo por partes pois a viagem começou dia 25/06 em NAPA e a primeira visita foi a Silver Oak logo após o tour uma degustação para conhecer o Chateau Montelena.  Stag's Leap Wine Cellars foi a seguinte, e uma degustação na Joseph Phelps e por fim na Alpha Omega.

Dia seguinte saindo de Napa em direção a Sonoma County um pouco mais distante, mas isso para visitar  a Williams Selyem,  a Ridge onde eles tem o Lytton Springs.

Até o próximo post, com a entrevista e degustações!

Kevin Harvey
Ex-empresário do Vale do Silicio ( Na Forbes: http://www.forbes.com/profile/kevin-harvey/)
deixou de lado o ramo para se dedicar a paixão de fazer vinhos!


Touché!