Translate

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Região do Vinho: Vinhas Velhas de Tessália/Grécia -





Vinhas velhas Tessália/Grécia - vin / víti / wine.


Sobre as uvas e regiões vitivinícolas gregas, as principais são: as uvas brancas Vilana Assyrtiko  Roditis Muscats Moschofilero  Savatiano e as uvas tintas: Kotsifali Xinomavro Agiorgitiko Mandelaria.
E as regiões são Macedônia, Épiro, Ilhas Jônicas,  Ploponeso, Aegean Islands, Sterea Ellada, além de Tessália

Curiosidade sobre a região de Tessália (em grego: Θεσσαλία; transl.: Thessalía; em tessálio: Πετθαλία - Petthalía) é o nome tradicional de uma antiga região geográfica e de uma moderna região administrativa da Grécia. Ela faz fronteira com a Macedônia ao norte, o Épiro no oeste, a Grécia Central no sul e o Mar Egeu no leste. As Espórades também fazem parte da região.

A região tornou-se parte da Grécia moderna em 1881 depois de quatro séculos e meio de controle otomano. Desde 1987, a região passou a ser uma das 13 regiões do país1 e está subdividida (desde o plano Kallikratis de 2010) em 5 unidades regionais e 25 municípios. A capital da região é Lárissa.

O porto mais importante é Vólos, o terceiro mais importante de toda a Grécia. Ao contrário da crença popular, a cidade de Tessalônica não fica na Tessália, mas na província da Macedônia (Thessaloniki significa "vitória sobre os tessálios" e não "vitória dos tessálios").

Fonte: Wikipédia.

Touché!