Translate

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

NOTICIAS Negócios com sabor de cerveja



Aos meus colegas administradores e gestores cervejeiros, que estiverem ou serem de Porto Alegre podem e devem aproveitar o Seminário que o SEBRAE realiza, impulsionando ainda mais empreendedores para a Gestão para Pequenas Cervejarias, no dia 1.º de dezembro, a partir das 18h30, no Hotel Continental (Largo Vespasiano Julio Veppo, 77, em Porto Alegre), com apoio da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM). As inscrições são gratuitas e a reserva das vagas é limitada. 

Seminário vai debater as oportunidades no mercado de cervejas artesanais.

Localizadas no bairro Anchieta, em Porto Alegre, a união de oito cervejarias se transformou em um polo produtor nacional. Rodrigo Ferraro, proprietário da Cervejaria Irmãos Ferraro, instalou-se em 2012, quando oficializou a sua empresa. “Já trabalhava com produção da bebida desde 2009, mas a profissionalização veio nesse período”, conta. 

A atuação dos empresários de forma cooperada garante uma série de benefícios, como a aquisição de matéria-prima, diminuição de custos no transporte, além da troca de ideias sobre o setor. “A constante capacitação, inclusive, é fundamental. O mercado está começando, e muita gente se aventura no negócio. É preciso aperfeiçoar a gestão”, ressalta Ferraro, que também irá debater o tema no seminário. Para o advogado e diretor da Associação Gaúcha de Microcervejarias, Jorge Gitzler, “O setor tem um problema grave de tributação que, muitas vezes, inviabiliza o negócio das microcervejarias. Elas são tributadas da mesma forma que as grandes indústrias, e sem ganho de escala. Portanto, é preciso estruturar um bom plano de negócios”. 

As inscrições para o evento são gratuitas e a reserva das vagas deve ser realizada pela central de atendimento: 0800-570-0800.

Programação
Seminário Gaúcho de Gestão para Pequenas Cervejarias
Data: 1/12
Local: Hotel Continental - Salão Piratini, 10º andar (Largo Vespasiano Julio Veppo, 77, em frente à Rodoviária de Porto Alegre). 
18h30 – Credenciamento para o Seminário 
19h – Abertura oficial – SEBRAE e AGM
19h15 – Apresentação do Projeto Desenvolver as Micro Cervejarias Artesanais do RS – SEBRAE/RS
19h30 – Palestra: Tributação, Legislação e Dicas de Gestão para o Setor de Cervejarias Artesanais – Jorge Gitzler, Contador, Advogado e Diretor da Associação Gaúcha de Microcervejarias.
20h – Palestra: Empreendedorismo e Cooperação entre Pequenas Cervejarias, o caso do Polo Cervejeiro do Bairro Anchieta de Porto Alegre – Rodrigo Ferraro (Cervejaria Irmãos Ferraro) e Leonardo Sewald (Seasons Cervejaria).
20h30 – Talk Show temático “Rumos, Tendências, Oportunidades de Negócios e Gestão Profissional no Setor de Cervejarias Artesanais”

Painelistas: 

Eduardo Bier: Proprietário e fundador da Dado Bier Cervejaria (A tradição e o respeito estão presentes nos valores e na história da Família Bier. Fundada em 1995, a Dado Bier é a primeira microcervejaria do Brasil e por isso é referência na fabricação de cervejas especiais. É a primeira a seguir o Reinheitsgebot, o Decreto de Pureza da Baviera, criado em 1516 para orientar a produção cervejeira na Alemanha. Com espírito pioneiro e empreendedor a Dado Bier possui experiência de mais de duas décadas em produção de cervejas). 

Micael Eckert: Sócio Proprietário da Cervejaria Coruja (A Coruja é uma cerveja diferenciada do frasco ao sabor, ganhou vida em 2014 e desde então alçou voos bem altos de sua toca no Rio Grande do Sul para Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O nome foi escolhido por indicar um animal de hábitos noturnos e associado a sabedoria. Por isso, “beba com sabedoria”). 

Marcos Estellita: Mestre em Administração de Empresas e Professor de Administração Financeira possui mais de 20 anos de experiência no setor de cervejarias. Atuou como Analista Financeiro na AMBEV, como Business Controller na Molson Coors Brewing Company e como Gerente de Planejamento Financeiro e de Operações da Cervejaria Colorado. 

Mediador: Leonardo Bosco Mattar Altoe – Coordenador Nacional do Setor de Alimentos e Bebidas do Sebrae Nacional. 

22h – Encerramento.