Translate

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Definitivamente, qual é o conceito de ``Vinho de Autor``?

     Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves - RS - 2010

Exemplos de Vinho de Autor no Brasil? 

Bettú de Vilmar Bettú, Domínio Vicari de Lizete e Augusto Vicari, Tormentas de Marco Danielle. Digo os mais conhecidos por mim, não todos que existem.

O que é Vinho de Autor? ou ainda o que espera o enófilo de um vinho de autor ou de garagem?



O sentido para chamar um vinho de autor, é quando começa seu projeto desde a  videira até o consumidor final, com essa assinatura irretocável. Normalmente, um enredo que começa na colheita onde decisões são tomadas, como de que parte desse vinhedo ou quais as cepas independentes serão capazes de alcançar características que irão delinear aí o rumo de vinhos especiais. 

A colheita é estimada que seja feita em tempo ideal, que as uvas sejam colhidas MANUALMENTE e cuidadosamente assim transportadas para a adega em recipientes pequenos para a garantia da integridade das uvas. Uma vez lá passam por uma tabela de classificação, onde cachos e folhas que não atendam a alta qualidade do projeto são removidos.
Após sua fermentação, o vinho passará por barricas  que melhor atendem suas propriedades, para seu tanino em boca e nariz, de modo que o conjunto e a madeira contribuam com a personalidade do projeto do vinho, do vinhedo e da terra.
No engarrafamento, as condições de temperatura e ausência de oxigênio, mantem a peculiaridade ao passo que se voltem ao projeto e possam em último descansar e estar na taça para consumo e para o entendimento do consumidor sobre seus aromas varietais, entrada e persistência, retrogosto no paladar e memórias que resumem esse conceito de ``Autor``.

No Brasil, vinhos de autor e vinhos de garagem tem em comum produzir vinhos em pequena escala, e é o que os enófilos apreciadores desses vinhos esperam, que eles sejam únicos, sejam raros... e são! uma vez que esse país tem uma carga fiscal pesada, e limite ao empresário ou pequeno produtor a realização dessa aventura ou sonho, melhor dizer assim, porque além de raro torna-se muitas vezes caro.

Madame do Vinho, com Sônia Denicol em São Paulo é a principal representante dos vinhos do projeto vinhateiro no Brasil, e para quem busca melhor conhecer, também pode entrar em contato

Informações e pedidos:
55 11 97135-­1013 
madamedovinho@terra.com.br
http://madamedovinho.blogspot.com.br 
Facebook: Madame do Vinho


Touché!