Translate

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Vale dos Vinhedos: Gozando dos atributos da região com conhecimento de causa!

  Villa Fitarelli, recortes de viagem ( fotocolheita ©nadiajung )

Algumas visitas em dias assim de `` calor de matar`` no Vale dos Vinhedos , e para EQUILIBRAR? Muitas estradas de sabores e (re)descobertas, conversas e, claro, belíssimos BRUT`s... Conhecer exige além de estudo, viver visitas e assim consultar os donos da produção torna-se no mínimo prazeirosa...



A notícia péssima é que de acordo com a situação climática da ocorrência de muita chuva arrasou uma grande parcela de vinhedos. Fala-se em  até 70%, o tamanho desse ``estrago``, consequentemente, já sabemos as implicações! Com isso acho muito válido explorar o turismo colonial  e rural, para dar esse apoio aos pequenos que vivem por aqui . Há muita coisa além do vinho, há mesa, há cama e até banho!!!rs... (Brincadeira sobre esse último item,  procurei informações, mas até então não encontrei uma indicação sobre alguma cachoeira ou algo do gênero... Mas gostaria!)

Estava com uma certa ansiedade em rever o sonho de LUIZ HENRIQUE FITARELLI, sua cidade restaurada... em Santo Alexandre, a partir do vale em uma rota rural.  Local que se encontra com ajuda de ``alguns``moradores do caminho, já que sinalização nenhuma! Mas como chegamos ao meio dia em um dia como Domingo, as ``porteiras`` estavam fechadas! O que eu pude fazer foi subir nas rochas e me espreitar pela cerca para furtar algumas memórias desse local sempre digno de admiração. 


Como estava com Roberto Vianna (o meu melhor cartão de visitas nesses dias não só no Vale dos Vinhedos) , estava claro que acabaria conhecendo alguns ``personagens`` interessantes da emancipada Monte Belo do Sul com seus 3mil habitantes, como o Cuteleiro ``Fillippon`` ,  a quarta geração de sua família no ramo e reconhecido por quem entende do assunto no mundo das facas, e pessoa de uma simplicidade incrível!. O local é bárbaro! Uma oficina única...





Sim é fácil chegar na Monte Belo, praticamente é só seguir com os olhos as imponentes torres da Paróquia de São Francisco de Assis, que se fixam dentro das paisagens de vinhedos. (a partir do trevo da RST-470 que fica entre Bento Gonçalves e Garibaldi )





Outras ``paragens``... enquanto ``indo``:














Próximo assunto:  A riqueza da  Angheben Vinhos Finos...





Touché!