Translate

quarta-feira, 30 de março de 2016

Degustação: Lombardia Nua e Crua, no Alloro, Ristorante


 Lario Import & Export convidou para  um almoço degustação no Alloro Ristorante dos vinhos da Lombardia, ``Cà Montebello ``, e admito ter ficado muito feliz com o convite em conhecer cada vez mais e melhor o círculo de degustadores, enófilos e profissionais do Rio de Janeiro.



Couvert do Alloro para saudar aquele menu degustação impecável de quatro pratos...


Com a presença do Sr. Alberto Scarani da Cà Montebello,uma das mais tradicionais vinícolas da região, produtora de pérolas como o Franciacorta, a conversa abriu-se com esse brut, Giorgi Platino em uma lindissíma garrafa, muito refrescante, delicado, com notas variadas a partir de marmelo e perlage fina.
100% Pinot Noir, 2013.

Que acompanhou muito bem o polvo crocante sobre leito de brócolis e burrata. Perfeito.


Assim seguimos com o primeiro branco, Il Bandito, 100% Riesling Renano. Leve passagem por madeira, muito mineral, acidez muito equilibrada. Il Bandito é um branco que pode-se chamar de elegante.
100% riesling, safra 2012.


Ainda com o primeiro prato, intercalamos com outro lindo espumante, como aperitivo! 100% Pinot Noir . Perlage intensa e persistente, no nariz, muito rico, baunilha predominante e hortelã,  visualmente um tom mais dourado, cor palha também.
100% Pinot Noir, safra 2010.



Sr. Alberto Scarani, explicações sobre os hectares e qualidade dos vinhedos.



Segundo prato, ravioli de vitela com molho de cogumelos porcini. Excelente.


Em taça, primeiro tinto, de Pinot Nero, 2013. Rubi vibrante que chamou muito minha atenção enquanto ``caia`` na taça para acompanhar em cor e descer redondo com a carne. Muita fruta vermelha no nariz. 
Respiração profunda...



Segundo queridinho dos tintos, sem culpa que me livrasse da gula, excelente Barbera, muita fruta vermelha, muito fresco, e muita acidez. Passa por madeira. Alto potencial de guarda.
100%Barbera, safra 2013. 


Após Barbera, glorioso Piedilupo. Primeiro biodinâmico, 100% Barbera, safra 2010. Muito encorpado, extremamente aromático, muita cereja, tanicidade marcante. Final de boca, memorável. Fechou com a terceira entrada. 


Pente de cordeiro em crosta de ervas e risoto  à milanesa.


Continuando com o cordeiro, outro biodinâmico, 100% croatina de 2008. Surpreendente, assim como os outros vinhos degustados que deixei em taça descansando, esse ainda mais, pois necessita de decanter para se revelar. Tânico, muita estrutura, não passa por carvalho, embora pareça que sim, e prevalece um toque de chocolate, muito complexo. Sensacional, certamente se eu avistar novamente esse vinho  com outro menu degustação terá uma história melhor ainda de inusitada!


Creme brulée de pistache com canolo à Siciliana.


Para limpar a boca, que dispensa até o cafezinho final, que só tomei para acordar para a realidade...
Não vou negar que não sou fã de vinhos de sobremesa, mas conheço muita gente que não é, porém desse Malvasia, certamente exceções abririam! Acidez que não deixa ser tão elevado no açúcar. 100% Malvasia de 2013. 7% é sua graduação, o que não casa bem com sobremesas muito gordurosas, mas com panettone assim sugerido!O aroma é impactante, vale muito entender sobre isso que eu não consigo descrever, realmente me desculpem... paixão não se explica mesmo!
Se as fotos no final aqui não ficaram melhores é porque eu já estava em outra esfera. Perdoem!

Para saber sobre os preços desses vinhos:
 Lario Importação e Exportação de Bebidas Ltda
vendas.leandro@larioimportexport.com

CA 'MONTEBELLO of Luigi Scarani - Location Montebello - Italy 
tel. +39 0385.85182 - 
Fax +39 0385.85146 -
email: info@camontebello.it 

Mais fotos no FLICKR










 Nádia Jung 2016 ©All Rights Reserved 

Grazie Chef Luciano Boseggia & Alloro  




SE BEBER, NÃO DIRIJA.